O Grupo de Trabalho

Confira o Grupo de Trabalho eleito para construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro:


CADEIRA CRIATIVA:

Bárbara Caldas Cortes (titular) - eleita com 75% dos votos

É escritora e especialista em projetos de formação de leitores com mais de dez anos de atuação nesse setor, tendo sido coordenadora geral de projetos da Leia Brasil, realizando programas e ações de incentivo à leitura junto a escolas públicas do interior de grande parte do país, trabalhando diretamente com órgãos públicos de educação e cultura, com grandes expoentes da literatura, da cultura e das artes brasileiras e com grandes empresas patrocinadoras. Pela sua empresa, a Mater Produções, fundada em 2013, realizou por dois anos consecutivos o “Leitura em Xerém”, trabalhando com a formação de jovens de escolas estaduais deste distrito de Duque de Caxias na Baixada Fluminense e tem trabalhado na produção de longas-metragens e projetos editoriais. Em 2016 foi eleita como membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro no segmento de Literatura.

Dayse Alves (suplente) - eleita com 9.62% dos votos

Atua na Sociedade Cultural Projeto Luar de Dança, onde é Facilitadora de Projetos locais, participa como mediadora de leitura nas atividades da instituição e monitora de 350 crianças e jovens inscritos no Programa de Desenvolvimento de áreas, em parceria com a ONG Visão Mundial Brasil. É aluna do grupo de bailarinos do professor e coreógrafo Deco Baptista, escreve poemas e poesias, mantém um blog de educação, onde relata há 6 anos sua prática na área de Projetos sociais e culturais, além de liderar um grupo de Monitoramento Jovem de Políticas Públicas para a infância e juventude, o MJPOP Luar. É captadora de recursos voluntária no Instituto Formiga Karioca, atua também em mais duas instituições do terceiro setor, o Movimento Popular Pensar Caxias-MPPC, e na Associação Projeto e Prevenção- APEP. Está no último ano de graduação da faculdade de Pedagogia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Esteve, entre 2011 e 2016, como Coordenadora da instituição Casa de Fraternidade Francisco de Assis, onde cuidava das ações com os 55 jovens e crianças em situação de risco social, com o oferecimento de oficinas pedagógicas e culturais.

CADEIA PRODUTIVA:

Anna Maria de Oliveira Rennhack (titular) - eleita com 75% dos votos

Atuação editorial em Bloch Editores - Manchete - durante 11 anos - Diretora de Bloch Educação. Gerente de Relações Institucionais do Grupo Editoria Record durante 13 anos. Consultora Editorial da Editora Brinque-Book. Membro do antigo Conselho Estadual do Livro, Leitura e Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro. Responsável pela página de literatura infantil do Jornal de Letras. Membro do Conselho Fiscal da FNLIJ.





Tomaz Adour da Camara (suplente) - eleito com 25% dos votos

É economista e administrador formado pela Candido Mendes-Ipanema, com Mestrado em Administração de empresas pela PUC-Rio. Dono da Editora Vermelho Marinho, editou mais de 1000 autores desde 1998, tendo recebido o prêmio COJEM de Jovem Empresário Brasileiro em 1999 e o Diploma Orgulho Carioca pela contribuição à cidade do Rio de Janeiro no mesmo ano. Em 2001, se tornou empreendedor Endeavor, ONG que estimula o empreendedorismo no mundo. Foi também CEO da Digitaliza, empresa especializada em conversão e distribuição digital. Tem mais de 20 anos de experiência acadêmica, tendo sido professor da PUC-Rio por mais de 10 anos, além de ser professor de pós-graduação da FGV, Candido Mendes, Estácio e UNISUAM. Atualmente, é professor nas áreas de Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios da pós-graduação na UNISUAM, tendo sido eleito um dos cinco melhores professores em 2015. Faz parte também da LIBRE-Liga Brasileira de Editoras, sendo diretor para universidades desta entidade.

CADEIA MEDIADORA

Natália Caroline dos Reis (titular) - eleita com 51.25% dos votos

Mediadora de Leitura na Biblioteca Comunitária Mágica e Ziraldo (Centro Comunitário São Sebastião de Vila de Cava). Articuladora da Rede Baixada Literária. Vice Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Nova Iguaçu - Segmento profissional de Literatura.




Francisco de Paula Araújo (suplente) - eleito com 17.5% dos votos



Bibliotecário e advogado de formação (UNIRIO e UERJ, respectivamente), também atua há cinco anos como editor-chefe da Biblioo, uma publicação eletrônica e impressa voltada à temática dos livros, da leitura e das bibliotecas. Para além do trabalho como bibliotecário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é concursado desde 2009, o trabalho como editor tem lhe possibilitado mergulhar no universo da leitura, principalmente através do contato com as diversas realidades dos agentes que vão dos corredores de uma clínica da família, aos bairros da periferia, passando por praças e outros espaços públicos. Suas experiências como estagiário no Serviço Social do Comércio (Sesc), bem com na Escola de Ensino Médio desta mesma instituição, lhe possibilitou conhecer e atuar de perto na organização de eventos literários, como contação de histórias e lançamento de livros. Além disso, os conhecimentos agregados no mestrado em políticas públicas (UERJ) e no doutorado em comunicação (UFF) possibilitam discussões e ações mais objetivas no campo cultural.  

0 comentários:

Postar um comentário